sábado, 26 de setembro de 2015

Neste domingo, mais exatamente na madrugada de segunda-feira, grande parte do mundo, terá a oportunidade de desfrutar do espetáculo raro de um eclipse total da Lua junto do evento da Super Lua.
O eclipse total, deve deixar a Lua completamente nas sombras, pois a Terra fica entre ela e o Sol. Já a Super Lua acontece quando a Lua cheia ou nova se encontram em seu ponto mais próximo da Terra.
Para os entusiastas esses eventos serão incríveis. Mas, para a agência espacial americana, a Nasa, será motivo de preocupação.
Os cientistas temem que a falta de luz solar, devido ao eclipse, deixe sem energia uma de suas naves mais importantes, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que tem como missão explorar e monitorar o satélite natural da Terra.
“Duas coisas acontecem durante um eclipse: fica muito frio e não há luz para carregar as baterias (da nave). Com o eclipse, a nave vai ficar sem luz direta do Sol por cerca de três horas”, disse à BBC o cientista da Nasa Noah Petro.
Apesar do temor da Nasa, a agência espacial americana já passou, com êxito, por outros três eclipses lunares nos últimos 17 meses.
“Sempre é estressante quando o eclipse está se aproximando, mas seguimos os mesmos procedimentos e não tivemos nenhum problema”, afirmou Dawn Myers, do centro de voos espaciais Goddard, que faz parte da Nasa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário